Sim, você não precisa mais levar sua carteira de motorista em papel com você! Isso porque todas as unidades federativas já aderiram à CNH digital (Carteira Nacional de Habilitação), que pode ser baixada por meio de um aplicativo no smartphone.
Mas afinal, o que é uma CNH digital?
A CNH-e ou CNH Digital é a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e tem o mesmo valor jurídico da carteira de habilitação impressa.
Ela está presente em um aplicativo que mantém, no seu celular, sua carteira nacional de habilitação e o documento do veículo que esteja em seu nome. É uma forma segura de ter seus documentos sempre à mão, com a mesma validade dos documentos impressos.
O objetivo da carteira digital é proporcionar maior segurança e comodidade aos motoristas, evitando que sejam multados por esquecer documentos em casa, já que não é mais necessário carregar versões físicas no veículo.
Para ter a Carteira nacional de habilitação digital é necessário:
· Ter a CNH impressa com QR Code no verso (todos os documentos de habilitação emitidos a partir do ano de 2017 já possuem esse código).
· Possuir cadastro no GOV.BR para realizar o acesso com login (CPF) e senha.
Cumprindo esses requisitos, você pode gerar sua CNH da seguinte maneira:
· Você deverá instalar o aplicativo “Carteira digital de trânsito” em seu celular.
· Depois de instalar o aplicativo em seu celular, você precisará fazer o acesso através do Login Único do Gov BR.
· Depois de ter realizado seu login, você precisará apontar a sua câmera para o QR Code que fica na parte de trás de sua carteira de motorista e depois tirar uma foto dentro do aplicativo. O aplicativo vai primeiro comparar a sua foto com a foto existente no banco de dados do Detran para confirmar sua identidade. Por fim, você vai confirmar o CEP cadastrado no DETRAN do estado onde sua CNH foi feita. Se todos os dados estiverem corretos, o aplicativo vai gerar a sua CNH Digital, que ficará sempre disponível em seu aplicativo.
Dentro do aplicativo você também pode gerar o documento digital do seu veículo:
· Com o aplicativo aberto, você precisará do número do Renavam, localizado na parte superior esquerda do documento do carro, e do código de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo) – antigo DUT. Depois que você inserir essas informações o aplicativo vai gerar o documento automaticamente.
Com a CNH digital você tem várias vantagens como a facilidade de compartilhamento de informações (exporta como PDF assinado digitalmente no padrão ICP-Brasil juridicamente vinculativo. Isso evita a impressão ou digitalização do documento e não requer reconhecimento de firma. Você também pode verificar facilmente a autenticidade do seu documento digital através do aplicativo da Vio. Para isso, basta baixar o aplicativo e apontar seu leitor para o QRcode do seu documento digital.
Ah, a CNH-e será opcional, ok? É para quem tiver interesse em ter o documento digital no smartphone ou tablete, pois a carteira impressa continuará a ser emitida normalmente, nos mesmos moldes.
Você pode gostar:
Impactos da nova lei de trânsito de 2022
Cuidados que você deve ter com seu carro
Como as multas de trânsito podem mexer no seu bolso?